Hoje, enquanto eu clamava para que o Senhor me ajudasse a ser mais santo, a minha mente maquinava: "Por que muitas vezes eu não consigo largar o pecado? Por que eu não consigo ser como Paulo, imitador de Cristo? Por que...?". Então o Senhor ministrou poderosamente em meu coração e eu quero compartilhar com vocês!
Primeiramente, queria deixar claro que nenhum homem, nenhum sequer, foi santo como Jesus. Assim diz a palavra do Senhor:
"como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer." (Rm 3.10-12).
O máximo que podemos ser são "cópias baratas" de Cristo, pois somente Ele é digno e santo, como explica apocalipse 5. Até mesmo aquele que foi usado para escrever a maior parte do novo testamento, Paulo, era uma "cópia barata" de Cristo. Nesse momento eu penso: "Se um homem usado como ele só pôde ser uma cópia muito inferior a Cristo, imagine eu?". Claro que não é por esse motivo que não tentarei ser santo, que não tentarei ser parecido cada vez mais e mais com Jesus. Eu O amo e quero, de todo o meu coração, ser aprovado por Ele.
Pois bem, sabemos agora que nenhum homem é santo e que o nível máximo que atingiremos será o de "cópias baratas"! E agora, o que fazer para pelo menos chegar em tal ponto? Esse é exatamente o "x" da questão! Como dito, eu me perguntava o porquê de eu não conseguir ser nem um pouco santo, nem ao menos como uma cópia dessas. Sabia também que todo homem nasce corrupto, com a natureza pecadora e que por mim mesmo eu não sairia dessa! No entanto, o que me afligia era que eu conhecia Jesus, sabia do poder dEle, e que Ele me restaurara e me capacitara para ser uma cópia dele, mesmo tendo a natureza pecadora! Então, qual é o motivo?
O Senhor, com sua graça e misericórdia infinitas, trouxe à tona em meu coração uma simples resposta:
Na hora que isso veio no meu coração, nem orar mais eu consegui. Simplesmente eu fiquei em silêncio ouvindo a música tocar e essa palavras ecoarem no meu coração e espírito! Em seguida, um versículo foi revelado:
"Se me amais, guardareis os meus mandamentos" (Jo 14.15)
Um versículo tão pequeno, que eu tinha estudado ele na segunda-feira, porém não tinha recebido essa revelação! Nesse momento eu fiquei mais paralisado ainda! Não sabia se chorava, se ria ou se caia de joelhos! O Senhor me constrangeu de tal forma que fiquei estático, com esse versículo repetindo na minha cabeça! "Senhor, eu perdi o meu primeiro amor, eu deixei de Lhe amar como a pessoa mais importante da minha vida!". É nessa conclusão que eu cheguei que eu quero que você reflita!
Você não consegue ser santo? Vive caindo em pecado? Não é frutífero? Vive em uma constante inconstância? Não vive o melhor de Deus na sua vida? Então, meu amado, ouso dizer-lhe que você precisa amar o Senhor mais, retornar ao primeiro amor - aquele descrito em 1 Co 13.
Não foi fácil para eu assumir isso, mas eu não tenho amado o Senhor do tanto que eu tenho proclamado! Tenho vivido uma vida hipócrita, pois digo que amo o Senhor mais que tudo na minha vida, mas vejo que eu me perdi nas paixões do mundo! Amado, não deixe que a religião tome conta da sua vida. Viva uma vida de realidade diante de Deus!
Por fim, esta é a minha oração: "Senhor, pordoe-nos por deixarmos apagar aquela chama que ardia em nossos corações, por perdermos o primeiro amor e por termos uma vida